Skip links

Mitos e verdades sobre desinfeção

À primeira vista, a desinfeção parece ser um processo simples. Contudo, nem sempre circula a informação mais correta sobre este procedimento. Por isso, conheça aqui alguns mitos e verdades sobre desinfeção.

O vinagre mata os germes.

Mito. Ainda que exista muita informação sobre a eficácia do vinagre na desinfeção de superfícies, a verdade é que não há evidências científicas que o comprovem. Portanto, apesar de poder continuar a usar o vinagre na sua limpeza, saiba que ele não é eficaz para matar germes.

Limpar e desinfetar é a mesma coisa.

Mito. Em poucas palavras, a limpeza serve para remover sujidade e impurezas enquanto que a desinfeção se refere ao uso de produtos químicos a fim de desinfetar e remover agentes patogénicos. No fundo, ao desinfetar não está a limpar. Contudo, limpar e desinfetar em conjunto reduz imenso o risco de infeções.

Álcool 70% é mais eficaz que álcool 96%.

Verdade. Ao contrário do que pode pensar, o álcool 70% é mais eficaz na desinfeção, uma vez que possui a medida ideal de álcool. Em contrapartida, o álcool 96% não serve como desinfetante, precisamente pela sua alta concentração.

Os desinfetantes são tóxicos.

Nem sim nem não. A verdade é que cada vez são menos tóxicos. Contudo, historicamente, esta afirmação faz sentido. No entanto, os produtos comercializados nos dias de hoje são cada vez mais seguros para si e para o ambiente.

Bicarbonato de sódio é um poderoso tira-manchas.

Depende. Por um lado, se utilizar o bicarbonato de sódio isoladamente, este pode realmente ajudar na remoção de sujidade. Por outro lado, se misturar com outras substâncias, ele reage de forma química e não é recomendado, devido à libertação de CO2. Em conclusão, o uso deste produto não é aconselhado para desinfeção.

Então, já está mais esclarecido(a) sobre os mitos e verdades sobre desinfeção? Se precisa de recorrer a uma empresa especialista em desinfeção nos Açores, a PestReject é a melhor opção! Além disso, é ainda uma empresa distinta no combate às mais diversas pragas, como ratos, baratas e percevejos. Entre em contacto!