Em primeiro lugar, o principal passo para evitar a propagação de pragas passa pela prevenção. Uma habitação ou estabelecimento limpo e organizado tem muito menos probabilidade de sofrer de problemas com pragas. Contudo, mesmo com todos os cuidados, isso pode acontecer. Por isso, conheça aqui 5 dicas para evitar a propagação de pragas, quer seja na sua habitação ou no seu negócio.
1. Evite deixar alimentos, migalhas ou restos de comida em qualquer superfície
Primeiramente, para prevenir o aparecimento de pragas, deve ter alguns cuidados com o modo como guarda os seus alimentos. Portanto, procure não deixar migalhas, restos de comida ou mesmo alimentos de forma acessível a insetos. Por vezes, deixar um pouco de açúcar na mesa da cozinha é um convite às pragas para aparecerem. Assim, não deixe lixo nem outros resíduos se acumularem nas suas instalações.
2.Tape fendas e possíveis espaços que favoreçam a entrada de pragas
De forma a evitar a entrada de alguns insetos na sua propriedade, tenha em atenção fendas e rachaduras em muros ou locais que facilitem a passagem de pragas. A fim de evitar a propagação de pragas, procure cobrir todos os buracos no interior e exterior da sua propriedade, como rodapés, janelas, muros, ralos, entre outros.
3. Evite zonas com águas paradas
Em terceiro lugar, água parada em telhas e outros locais é o que basta para atrair insetos e promover a sua proliferação. Portanto, confira o estado das suas telhas, canos e calhas, de modo a garantir que não há acumulação de água nos mesmos.
4. Verifique o pelo dos seus animais domésticos
De seguida, os seus animais de estimação podem ser excelentes veículos para determinadas pragas entrarem na sua casa, como pulgas e até formigas. Assim, verifique regularmente o pelo do seu cão ou gato, de modo a certificar-se de que não traz pragas indesejadas para o interior da sua habitação.
5. Contratar uma empresa profissional no controlo de pragas
Por último, a ajuda profissional é muitas vezes necessária. Quando os truques caseiros de contenção não funcionam, o melhor é não perder tempo e contactar imediatamente uma empresa profissional no controlo de pragas. A verdade é que os recursos domésticos nem sempre chegam para combater uma infestação e, às vezes, os estragos não compensam. Assim, prevenir é sempre melhor do que remediar.
Portanto, caso necessite de uma empresa profissional no controlo de pragas no arquipélago dos Açores, a PestReject dispõe de um serviço qualificado e seguro. Além disso, é a única empresa da região certificada na Norma NP 16636 pela APCER! Entre em contacto connosco para saber mais.